
Nesta sexta-feira (26/4), a Comarca de Linhares vai ganhar um espaço destinado ao diálogo e à pacificação de conflitos: o 9º CEJUSC. O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania será instalado no Fórum Desembargador Mendes Wanderley, às 10h30min, com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama e da supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos, desembargadora Janete Vargas Simões.
No 9º CEJUSC serão realizadas sessões de conciliação e mediação, métodos consensuais de solução de conflitos que podem ser aplicados tanto em fase processual como pré-processual, ou seja, quando a ação ainda não foi ajuizada. O local também vai oferecer atendimento e orientações a qualquer cidadão que tenha dúvidas em questões jurídicas.
De acordo com o diretor do Fórum de Linhares, juiz Cássio Jorge Tristão Guedes, o 9º CEJUSC atuará, em princípio, em situações envolvendo questões familiares. “Por exemplo: divórcios, alimentos, guarda de filhos e regulamentação de visitas. Mas a ideia é futuramente abarcar também as causas cíveis, tais como cobranças de dívidas, débitos bancários, conflitos de vizinhança, entre outras”, explica.












